Revalida 2020: Inep divulga gabarito da prova prática. Confira!
O gabarito Revalida 2020 da 2ª etapa de provas já está disponível no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Agora, os interessados podem solicitar recurso por meio do Sistema Revalida, até 17 de julho.
A divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas ocorrerá em 16 de agosto. Em seguida, será publicado o resultado final da segunda etapa do Revalida 2020 em 13 de setembro.
A seguir, você vai saber:
Recursos que podem ser solicitados após gabarito do Revalida 2020
A prova de habilidades clínicas do Revalida 2020 apresenta duas fases recursais – que se iniciam depois que o Inep divulga o gabarito do Revalida 2020. A princípio, os recursos relacionados ao Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) devem conter somente questionamentos relacionados à pertinência dos procedimentos definidos como esperados durante a execução das provas. Ou seja, o desempenho individual do participante não será objeto de análise nesta fase recursal.
Os resultados dos recursos referentes ao PEP serão divulgados pelo Inep no dia 23 de julho, acompanhados das razões de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas Bancas de Especialistas do Exame, em parecer único e não individualizado.
Após as revisões, eventuais casos de anulação ou alteração de itens serão aplicados para a correção das provas Revalida 2020 de todos os participantes, inclusive dos que não tenham interposto recurso.
Revalida. Como funciona?
Aplicado pelo Inep desde 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeira (Revalida) é aplicado para médicos com diplomas expedidos no exterior, com objetivo de avaliar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional no Brasil.
Em síntese, o exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior. As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Como são as provas
O Revalida é divido em duas etapas. Tanto a prova teórica como a prática abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Apenas os aprovados na primeira etapa, que inclui questões de provas objetivas e discursivas, passam para segunda.
Aprovação e Reprovação
O participante aprovado na segunda etapa do Revalida 2020 estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras. A lista das instituições que firmaram o termo de adesão ao exame pode ser acessada aqui.
Caso o participante reprove na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa etapa pelas duas próximas edições do exame. A diretriz é uma novidade do Revalida 2020. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.
Revalida 2021: prova teórica será em setembro
As inscrições para o Revalida neste ano foram realizadas entre 31 de maio e 11 de junho. A prova da primeira etapa está prevista para 5 de setembro 2021. O resultado final será divulgado em 19 de novembro. Outros detalhes como, por exemplo, o edital podem ser conferidos no site do Revisamed.
Passe no Revalida
Para quem está terminando a graduação no exterior e já quer se preparar para o Revalida, o Revisamed- Revisional em Medicina oferece o curso teórico on-line e prático presencial. Além de acessar os conteúdos em uma moderna plataforma digital, o estudante vai vivenciar os casos clínicos em robôs e atores no Laboratório de Simulação Realística. Todo conteúdo é formulado dentro das especificações do edital do Revalida. Com o Revisamed-Revisional em Medicina seu CRM está garantido.