Exigência de raciocínio clínico: provas de Residência Médica 2024 serão mais fáceis?
Não é possível afirmar se as provas para Residência Médica 2024 serão nem mais difíceis e nem mais fáceis. No entanto, é uma tendências das bancas de residência médica exigirem raciocínio dos futuros residentes e não apenas decoração e macetes. Pratique muito o raciocínio clínico.
Com isto, estar bem preparado nos temas tradicionais vai fazer a diferença para somar muitos pontos. E com base nas provas dos últimos três anos, é possível ver as áreas e os temas que mais caem nas provas e que, certamente, estarão nas provas de residência médica 2023.
Nos separamos alguns estudos que mostram, com base nas estatísticas das últimas provas, o que é praticamente certo de cair na prova. Antes, porém, vamos falar um pouco sobre cada uma das grandes áreas.
Há quem diga que estudar Clínica Médica é besteira, por ser uma conteúdo muito extenso e não representa muito peso na prova. No entanto, este é um grande erro. Os dados revelam que as melhores notas nas provas de residência vêm daqueles alunos que estudaram muito a clínica médica.
As provas de residência médica têm, em geral, 100 questões, sendo 20 questões de cada área. Nem sempe, no entanto, as 20 questões são temas “exclusivo” daquela área. É normal, nas provas, por exemplo, conteúdos clínicos como Sepse e Anemia na prova de Cirurgia Geral e Pediatria, respectivamente.
E ainda tem mais!
A seguir, você vai saber:
O que mais cai nas provas de residência médica nas 5 grandes áreas?
Clínica Médica
Em Clínica Médica o assunto mais destacado é Diabetes (4,39%). Outros temas cuja recorrência é alta nos exames de Residência Médica são: UTI (3,87%), Artrites (3,41%), Displasias Hermatológicas (3,35%) e Doenças da Tireoide (3,29%).
Cirurgia Geral
Na Cirurgia Geral, dois temas se destacam nas provas de Residência: Perioperatório e Remit (10,58%) e Abdome Agudo (9,99%). Outros assuntos bastante recorrentes e que não devem ser deixados de lado são: Doenças Benignas das Vias Biliares (5,30%), Urologia (4,66%) e Trauma de Abdome e Pelve (4,55%).
Pediatria
Dentro da Pediatria, a temática mais frequente é Imunizações (8,28%) seguida por Crescimento e Desenvolvimento (7,17%). Logo em seguida, aparecem com frequência nas avaliações de Residência: Infecções de Vias Aéreas Inferiores (6,90%), Diarreia e Desidratação (6,44%) e Asma (6,38%).
Ginecologia e Obstetrícia
Na grande área da Ginecologia e Obstetrícia, um tema recebe bastante atenção nas provas de Residência pelo país é Infecções Sexualmente Transmissíveis / Violência Sexual (8,59%). Logo em seguida destacam-se Pré-Natal e Parto-Assistência ao Parto (5,74% cada uma). Neoplasias de Colo de Útero e Lesões Precursoras (5,59%) e Sangramentos na 1ª Metade da Gestação (5,18%) também são bastante frequentes nos exames.
Medicina Preventiva
Em relação a Medicina Preventiva, três assuntos se destacam dentro dos conteúdos abordados nas provas: Estudos Epidemiológicos – Classificação e tipos de Estudos Epidemiológicos (10,78%), Atenção Básica – Estratégia de Saúde da Família (10,34%) e Epidemiologia – Indicadores de Saúde (9,43%).
Outros temas que merecem uma atenção especial do futuro residente são: Epidemiologia – História Natural das Doenças e Níveis de Prevenção (5,89%) e SUS – Princípios do SUS (5,55%).
Com as áreas e os temas mais recorrentes já é possível você que pretende dar um gás nos estudos neste reta final fazer uma planejamento mais adequado para chegar pronto na prova.
MedProvas
E se você ainda está indeciso quanto a especialidade médica que pretende seguir, preparamos abaixo algumas dicas de alguns dos principais processos seletivos de residência médica do país, que acabam sendo referências, seja em função do reconhecimento das instituições ou seja pela grandeza do processo seletivo, como são os os concursos do SUS-SP e PSU- Minas.
Ainda dá tempo de você fazer uma super revisão dos conteúdos cobrados na prova do Enare 2024 e ainda treinar com as provas anteriores na íntegra. E, mais: no MedProvas Revisamed você tem a última prova de 2023 do Enare comentada, inclusive em vídeo. Nesta reta final, acesse, escolha o seu plano e garanta sua vaga na linha de chegada.
Quais são as residências médicas mais procuradas?
A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), o concurso de residência médica do SUS-SP e o processo seletivo de Minas Gerais, o PSU- Minas, são alguns dos grandes concursos de residência médica, referência no país.
É necessário citar também do Enare (Exame Nacional de Residência) realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), cuja tendência para 2024 é de um crescimento no número de instituições participantes neste processo seletivo de residência médica 2024.
Residência Médica 2024 da Escola Paulista de Medicina Unifesp
No processo seletivo da Escola Paulista de Medicina da Unifesp 2022, dos 25 programas de acesso direto oferecidos pela Escola, apenas 7 tiveram diminuição neste número. Em relação a concorrência as especialidade com maior ralação candidato vaga foram as seguintes: Neurocirurgia (50 candidatos x vagas), Otorrinolaringologia ( 34 candidatos x vaga), Dermatologia (33 candidatos x vaga), Cirurgia Geral (32 candidatos x vaga) e Oftalmologia (32 candidatos x vaga).
Na outra ponta, entre as concorrências mais baixas, ficaram Medicina de Tráfego e Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, que tiveram uma concorrência de 1. Além disso, também houve uma concorrência de 3 em Radioterapia e 4 em Acupuntura.
Residência Médica 2024 Hospital das Clínicas de São Paulo – USP
Para ser um Residente R1 do Hospital das Clínicas de São Paulo tem que estar muito bem preparado.
Hospital das Clínicas de São Paulo sabe bem a jornada que esperar quando o assunto é a concorrência da residência médica na USP. Afinal, fazer residência em um dos maiores complexos hospitalares da América Latina é o sonho de muita gente.
Em comparação com a relação candidato/vaga da USP em 2021, a maioria das especialidades de acesso direto (58%) na prova de residência médica de 2022 tiveram diminuição na concorrência. A especialidade que teve a maior queda na relação candidato/vaga foi Dermatologia, que caiu de 40,11 para 31,7 candidatos disputando cada vaga.
A segunda especialidade com maior queda na relação candidato/vaga foi Oftalmologia, que caiu de 26,33 para 19,93. Já a Cirurgia Geral, que no último ano contou com 41,96 candidatos por vaga foi a que teve maior aumento na relação.
Lembrando que a especialidade estreante Medicina Intensiva estreou em 2022, com uma relação de 15,20 candidatos por vagas.
Residência Médica 2024 da Faculdade Ciências Médicas Unicamp
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tem um complexo hospitalar de peso, composto pelo Hospital de Clínicas (HC), o Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), o Hospital Estadual de Sumaré (HES), o Hemocentro, o Gastrocentro, Centros de Saúde e seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) localizados em diversos municípios de São Paulo.
A FCM oferece hoje mais de 79 programas de residência médica, além de programas complementares em 28 áreas. São, ao todo, 677 médicos-residentes, segundo os dados divulgados pela Unicamp em 2019, que atendem mais de cinco milhões de pessoas da macrorregião de Campinas.
A preparação é o grande diferencial para ser um Residente R1 na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 2024. Selecionamos alguns dados sobre a concorrência por especialidade para você ter uma ideia do que vai enfrentar pela frente. No entanto, o que define sua aprovação na residência médica 2024 é a sua preparação. Se está preparado, não precisa temer a concorrência.
Vamos aos números então por especialidade.
- Anestesiologia: 281 candidatos e 10 vagas;
- Cirurgia Cardiovascular: 10 candidatos e 1 vaga;
- Cirurgia Geral: 496 candidatos e 13 vagas;
- Clínica Médica: 782 candidatos e 28 vagas;
- Dermatologia : 301 candidatos e 5 vagas;
- Genética Médica: 27 candidatos e 2 vagas;
- Infectologia: 43 candidatos e 3 vagas;
- Medicina de Emergência: 54 candidatos e 4 vagas;
- Medicina de Família e Comunidade: 109 candidatos e 13 vagas;
- Medicina do Trabalho: 30 candidatos e 3 vagas;
- Medicina Intensiva: 64 candidatos e 7 vagas;
- Medicina Nuclear: 15 candidatos e 3 vagas;
- Medicina Preventiva e Social: 10 candidatos e 3 vagas;
- Neurocirurgia: 149 candidatos e 3 vagas;
- Neurologia: 215 candidatos e 5 vagas;
- Obstetrícia e Ginecologia: 432 candidatos e 13 vagas;
- Oftalmologia: 282 candidatos e 10 vagas;
- Ortopedia e Traumatologia : 99 candidatos e 5 vagas;
- Otorrinolaringologia: 257 candidatos e 6 vagas;
- Patologia: 43 candidatos e 4 vagas;
- Patologia Clínica/Medicina Laboratorial: 3 candidato e 1 vaga;
- Pediatria: 231 candidatos e 16 vagas;
- Psiquiatria: 379 candidatos e 8 vagas;
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 157 candidatos e 8 vagas;
- Radioterapia: 1 candidatos e 1 vaga.
SUS-SP e PSU-MG os maiores concursos de residência médica do país
A residência médica do SUS-SP, que é o maior processo seletivo de residência do país, a concorrência também é acirrada. No concurso de 2023 foram 1.387 vagas ofertadas e 17.083 candidatos inscritos.
Na prova do SUS-SP de 2023, a especialidade de Dermatologia (41,48 inscritos por vaga) foi a mais concorrido no exame 2023.
Logo em seguida vem Otorrinolaringologia (34,79) e Oftalmologia (33,75). Fechando o Top 5 aparecem Neurocirurgia (32,82) e Neurologia (30,09).
No processo seletivo do PSU-MG 2023, a especialidade mais concorrida foi Otorrinolaringologia (136 inscritos por vaga) no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, seguida por Otorrino (117) no Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG).
Fechando o Top 5, Otorrino (90) no Hospital Otorrino Center LTDA, Cirurgia Plástica (83) também no IPSEMG e Otorrino (90) na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
Bom, a partir de agora, vamos divulgar a relação de editais já publicados pelas instituições. Sempre estaremos atualizando as informações.