Inep confirma prova prática do Revalida 2021 em dezembro
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou nesta semana a realização da segunda fase da prova do Revalida 2021 nos dias 18 de 19 de dezembro de 2021.
A Comissão de Análise de Itens (CAI) manteve quase todos os 13 membros nomeados inicialmente, com exceção de dois integrantes que pediram suas retiradas por questões pessoais.
Em relação a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), o Inep requisitou de forma emergencial a contratação de médicos especialistas das cinco áreas do exame à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação.
A comissão foi recomposta no dia 28 de julho com a recondução de dois membros originais que aceitaram permanecer, além de onze outros médicos especialistas nas áreas do conhecimento avaliadas pelo Exame. O Inep ainda contratou mais sete médicos totalizando 18 especialistas.
A Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep também criou um banco reserva de médicos especialistas que podem ser requisitados de forma imediata. Segundo o Inep, o órgão recebeu a indicação de 114 médicos de 16 universidades parceiras do Revalida.
O anúncio foi realizado após uma matéria feita pelo jornal Estado de São Paulo no último sábado (13) de que a segunda fase Revalida 2021 não seria realizada após o Inep alertar por um ofício que “aplicação do Exame de Habilidades Clínicas do Revalida 2021 encontra-se sob alto risco de não realização ou de realização com prejuízo de qualidade.”
A seguir, você vai saber:
Renúncia coletiva
No final de julho, oito dos dez membros originais da Comissão pediram renúncia após um dos integrantes ser denunciado pela equipe de servidores do Inep e afastado de forma cautelar no final de junho.
O caso aconteceu poucos dias após a realização da segunda etapa do Revalida 2020, que teve o seu cronograma adiado por causa da pandemia da covid-19.
Além de abrir processo administrativo contra o membro da comissão, o Inep encaminhou o relato à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. Como o processo ocorre em sigilo, o instituto não informou o nome do integrante nem a irregularidade supostamente cometida.
Objetivo do Revalida 2021
Resumidamente, o exame tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.
A primeira fase do Revalida 2021 foi realizada no início de setembro e teve a participação de 11,8 mil candidatos.
1Se você ficou no quase na prova teórica do Revalida 2021, não desanime. Comece já a se preparar para o próximo edital. Afinal, não dá para ficar esperando, certo?
Com o curso teórico para o Revalida, você vai passar com tranquilidade pelo exame nacional. O Revisamed tem todo conteúdo pedido na prova, caderno digital, questões comentadas, enfim, uma série de recursos para você conquistar o mais rápido possível o seu CRM.
Baixa aprovação no Revalida 2020
Em 2020, dos 15.580 candidatos que se inscreveram no Revalida do Inep, apenas 1085 médicos foram aprovados nas duas etapas, o que corresponde a 7% do total.
Esse foi o segundo menor percentual de aprovação em todas as edições do Revalida, sendo maior apenas do que a edição de 2017, quando 5,3% dos inscritos passaram no exame.