Instagram Médico: o que é proibido na rede social

Como usar o Instagram sem inferir o Código de Ética Médica? Quais são as condutas que os profissionais da Medicina precisam saber para se comportar digitalmente? Essas e outras questões você vai saber ao ler o artigo inspirado no texto “Uso do Instagram de acordo com a Ética Médica, da edição 73ª do Jornal do CRM-MG. O Instagram é uma ótima ferramenta de interação entre médicos e pacientes. Mas, antes de ter um Instagram Médico é essencial estar por dentro das regras relacionadas à publicidade médica.

A seguir, saiba mais sobre o que pode o que não pode ser feito no Instagram e como se apresentar na rede social.

Por que usar o Instagram para médicos?

Uma pesquisa da empresa norte-americana especializada em gestão de marcas de mídia Hootsuite, em 2021, constatou que 99 dos 150 milhões de brasileiros que navegam constantemente em redes sociais fazem uso frequente do Instagram.

De acordo com a pesquisa, embora fique atrás do Facebook, WhatsApp e YouTube, respectivamente, o Instagram é quarta rede mais visitada no Brasil e tem destaque em relação ao engajamento e à interação. Afinal, a plataforma é intuitiva, acessível pelo celular e tem diversos recursos que possibilitam o envio de mensagens e testes para a postagem de conteúdos.

Nesse sentido, ter presença no Instagram é sinônimo de se relacionar com o público por meio de informações educativas como também atrair pacientes. Afinal, sua conta será seu cartão de visita e, portanto, uma demonstração do seu trabalho. Logo, muitas pessoas que eram, até então, somente usuários poderão ser convertidas em clientes.

Além disso, esse espaço é um ambiente no qual o seu fiel cliente vai poder conhecer novidades, sempre mantendo o vínculo. Porém, será que tudo é permitido? Existe alguma regra?

Continue a leitura e fique por dentro da regulação definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dez proibições do CRM para o marketing médico

Instagram médico tem como objetivo tornar o nome do profissional ou de sua clínica reconhecido, ou seja, relevante para os usuários.

No entanto, é importante que os médicos estejam atentos a possíveis irregularidades nos posts que podem trazer consequências para o profissional, bem como diminuir sua credibilidade – na carreira e nas redes sociais.

Em outras palavras, é necessário que os médicos respeitem normas éticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Entre elas e , principalmente, as presentes no Código de Ética Médica, Resolução CFM nº 2.217/2018, e Manual de Publicidade Médica, Resolução CFM 1.974/2011, atualizada pelas resoluções 2.126 e 2.133, ambas de 2015.

O que não fazer nas redes sociais: confira 10 proibições:

  1. Postar fotos de pacientes, mesmo com autorização expressa deles;
  2. Postar fotos no estilo antes e depois;
  3. Publicar selfies com pacientes;
  4. Anunciar-se como especialista sem possuir RQE;
  5. Postar preços de procedimentos médicos;
  6. Anunciar consórcios, parcelamentos ou descontos;
  7. Participar de entrevistas em vídeos e stories dos pacientes;
  8. Medicina estética não pode ser anunciada. Ela não é área de atuação nem especialidade médica ;
  9. Divulgar cursos de pós-graduação sem estar vinculado à especialidade registrada no CRM-MG;
  10. Indicar tratamentos.

Portanto, é preciso ficar atento ao utilizar o Instagram ou qualquer outra rede social. Em caso de dúvida, entre em contato com a Codame pelo e-mail [email protected].

Para saber mais sobre o assunto você também pode assistir à live Publicidade Médica, disponível no canal oficial CRM-MG no YouTube.

10 dicas de uso do Instagram para médicos

É muito importante que os médicos levem em conta algumas características dessa rede social ao montar um Instagram Médico.

Um série de ações combinadas é necessária para tornar uma conta com autoridade como, por exemplo:

  1. O Instagram é, sobretudo, uma rede de imagens. Ou seja, quanto mais criativo um conteúdo for, maior engajamento.
  2. Propague informações interessantes. Para isso, produza conteúdos com práticas de SEO;
  3. Impulsione suas campanhas com o Google Ads;
  4. Tenha um site otimizado;
  5. Periodicidade. Mantenha um ritmo de publicações no Instagram Médico. Ter constância é rimportante para atingir engajamento orgânico;
  6. Interaja com seus seguidores. Isso não só ajudará no relacionamento com seu seguidores, como atrairá mais clientes;
  7. Faça lives! Por meio delas é possível estabelecer conexões com outros profissionais e também divulgar conteúdos;
  8. Esclareça sua região de atuação;
  9. Use datas comemorativas para propagar informação e utilize hashtags;
  10. Mantenha seu perfil no Instagram Médico atualizado e de forma profissional. Segundo o CRM-MG, não é necessário colocar o número do CRM e o número do Registro de Qualificação de Especialista(RQE) nas imagens ou mensagens do feed. Basta colocá-los na bio, com o endereço e telefone do proprietário do perfil.

Somente pode divulgar-se como especialista os médicos que têm RQE(Registro de Qualificação de Especialista). E somente é possível obtê-lo em três situações:

  • o médico ter concluído residência médica credenciada, ou;
  • ter sido aprovado em prova de título da Associação Médica Brasileira ou
  • ter se formado antes de 1989, com exercício da profissão na especialidade antes dessa data.

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Gostou das nossas dicas para ter um Instagram Médico? Que tal continuar antenado sobre as ferramentas sociais do universo médico?

Portanto, confira o post que preparamos para você.

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