PSU Paraná oferece 400 vagas para residência médica
A Associação Médica do Paraná (AMP) lançou edital para o processo seletivo unificado – PSU- de Residência Médica do Paraná. O edital prevê cerca de 400 vagas em 30 hospitais e instituições do estado.
Se você quer fazer a sua especialização médica no Sul do país, a hora é esta. Os programas abrangem quase todas as especialidades médicas. As inscrições vão de 02 de setembro a 1º de outubro de 2020.
Neste artigo, o Revisamed traz as principais informações do edital da AMP. Também preparamos uma tabela para você pesquisar sobre as vagas, hospitais, pré-requisitos. As vagas são para as residências com acesso direto e as que exigem requisito, além da graduação em Medicina. O PSU do Paraná para Residência Médica é um dos grandes concursos do Brasil.
Para participar da residência médica nas instituições do Paraná, os candidatos vão pagar uma taxa R$ 450,00 mais a taxa da Coreme de cada hospital.
A seguir, você vai saber:
Vagas do PSU Paraná para R1, R3 e treineiros
O PSU do Paraná AMB é destinado a três públicos distintos:
- Médicos que pretendem cursar o 1º ano de Residência Médica em uma especialidade sem pré-requisito;
- Médicos que pretendem complementar sua formação em especialidade com pré-requisito;
- Treineiros: Médicos e acadêmicos de medicina, somente para efeito de treinamento e avaliação de conhecimentos, sem direito a candidatarem-se às vagas dos Programas de Residência Médica dos hospitais referidos.
Edital PSU Residência Médica Paraná prevê provas Geral e Específicas, currículo e prova prática
As provas Geral e Específicas serão realizadas no dia 02 de janeiro de 2020 e os programas começam em 2021, de acordo com as instituições.
A segunda fase do concurso de residência médica do PSU do Paraná consiste na análise e defesa de currículo e/ou prova prática.
Pontuação adicional para PROVAB E PRMGFC
Os candidatos à residência médica podem utilizar o PROVAB e o PRMGFC para requerer a utilização de pontuação adicional.
No entanto, precisam ter os nomes publicados na lista atualizada do sítio eletrônico do Ministério da Educação. Além disto, a utilização da pontuação adicional deverá ser informada e requerida no ato da inscrição, mediante indicação em campo próprio.
Duração das provas no PSU Residência Médica Paraná
A duração da Provas Geral foi estabelecida é de 4h mais 30 minutos para preenchimento do cartão de respostas. Já a Prova Específica será em 3 horas + 30 minutos para preenchimento do cartão de respostas.
Prova Geral com 100 questões de múltipla escolha
Na Prova Geral para especialidades sem pré-requisitos, o candidato responde a 100 questões de múltipla escolha.
As questões são divididas por número igual nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Preventiva e Social. Cada questão conta com cinco alternativas e apenas uma correta.
Provas com pré-requisitos: 50 questões da área escolhida
Já as Provas Específicas para especialidades com pré-requisitos são 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta.
O conteúdo será exclusivamente sobre a área básica da especialidade, como por exemplo, o candidato à residência médica em Cirurgia Plástica fará prova de Cirurgia Geral.
Os estudantes que queiram outras informações mais detalhadas sobre a realização do PSU Residência Médica Paraná podem acessar o Manual do Candidato.
Você pode verificar também o edital do hospital ou instituição escolhida no site do Revisamed.
PSU Bahia também está com inscrições abertas
O Processo Seletivo Unificado (PSU) do estado da Bahia também está com as inscrições abertas. No blog Você na Residência Médica você encontra um artigo com as principais informações.
Fique ligado no blog e tenha todas as informações dos concursos de residência, que começam, agora, a terem os editais liberados.