Tratamento de úlcera perfurada. Veja questão comentada
Tratamento de úlcera perfurada: questão comentada Revisamed
Um homem de 47 anos é admitido no pronto-socorro com queixa de dor abdominal há 3 dias, com piora súbita há 8 horas.Conta uso de diclofenaco ( 3 comprimidos ao dia) há 1 semana, por dor lombar após esforço físico. Refere ser nervoso, mas nega antecedente mórbido.
Ao exame, apresentava-se gemente, taquicardíaco, com abdome “em tábua”. O raio X revela pneumoperitônio. Foi feita laparotomia exploradora cujo achado foi úlcera na região do pré-pilórica com perfuração de 0,3 cm, sem calo ulceroso palpável, com líquido turvo na cavidade peritoneal.
Das alternativas a seguir, a melhor para o caso é:
Alternativas
A) Debriamento da borda da úlcera seguido de ulcerorrafia e vagotomia troncular
B) Ulcerorrafia com procedimento de Graham modificado e uso de bloqueadores de bomba de prótons
C) Gastrectomia parcial e gastroduodenostomia associado ao uso de bloqueadores de bomba de prótons
D) Gastrectomia parcial e gastrojejunostomia
E) Gastrectomia parcial e reconstrução à Billroth II associado ao uso de bloqueadores de bomba de prótons
Resposta
B) Ulcerorrafia com procedimento de Graham modificado e uso de bloqueadores de bomba de prótons
Comentário
O tratamento cirúrgico da úlcera perfurada vai variar de acordo vai variar de acordo com o estado clínico do paciente e do grau de contaminação da cavidade. No paciente estável e sem grande contaminação da cavidade, além do tratamento da perfuração, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico da doença péptica: ex: antrectomia e vagotomia). Nos casos de instabilidade clínica, ou contaminação importante da cavidade, (caso da questão), opta-se por uma abordagem mais rápida, com fechamento da perfuração. Além da ulcerorrafia, é indicato o revestimento da linha de sutura com segmento epiploico (epiploplastia Graham). Em todos os casos, o tratamento clínico de suporte e o uso de IBP estão indicados.