Santa Casa de S.J. dos Campos lança edital para residência em Medicina Intensiva

santa casa s j dos campos lança edital para residência em medicina intensiva
Santa Casa de São José dos Campos (SP)

3 minutos

A Santa Casa de São José dos Campos lançou edital para Residência Médica em Medicina Intensiva (adulto) de acordo com as novas diretrizes da especialidade, aprovadas em abril de 2021. São duas vagas.

As inscrições serão realizadas por via eletrônica no período de 21 de junho a 05 de julho de 2021, através do site www.institutopensato.org.br. A taxa de inscrição é no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

A prova objetiva será realizada no dia 18 de julho de 2021, em São José dos Campos, em horário e local a serem divulgados a partir do dia 12 de julho de 2021.

O que cai na prova da residência em Medicina Intensiva

A seleção da residência em Medicina Intensiva da Santa Casa de São José dos Campos será realizada em etapa única, com uma prova objetiva, em caráter eliminatório, constituída de 80 (oitenta) questões na forma de testes de múltipla escolha, com uma única alternativa correta.

Além disto, as questões serão divididas em igual número entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. A prova objetiva terá duração de 3 (três) horas

Prova valerá100 pontos

A prova para a residência em Medicina Intensiva terá pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Estará habilitado o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da maior nota atribuível no certame. A classificação obedecerá à ordem decrescente da nota final obtida pelo candidato.

Caso ocorra o empate, o desempate será feito seguindo-se a seguinte ordem:

  • Maior pontuação nas questões de Clínica Médica;
  • Os casados terão preferência sobre os demais estados civis;
  • O de maior idade;

Pontuação Adicional

De acordo com a Resolução nº 02, de 27 de agosto de 2015, da Comissão Nacional de Residência Médica, o candidato que anteriormente à data de início deste Programa de Residência Médica tiver participado e cumprido integralmente o PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) a partir de 2012 receberá pontuação adicional de 10% (dez por cento) da nota final do processo seletivo.

São condições para ser beneficiário da pontuação adicional de 10%: ter concluído pelo menos 01 ano de participação nas atividades do PROVAB e ter sido avaliado e aprovado conforme as normas próprias do programa. Clique no botão abaixo e confira o edital na íntegra para as vagas de residência médica em medicina intensiva.

Residência Médica em Medicina Intensiva acesso direto e duração de três anos

A residência em Medicina Intensiva passou a ter acesso livre, ou seja, não exige pré-requisito para o médico se especializar, e passou a ter duração de três anos. Antes, era exigido pré-requisito Clínica, Pediatria, Cirurgia, Anestesiologia, Infectologia ou Neurologia, e a duração era de dois anos.

No entanto, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a pandemia evidenciou ainda mais a falta de Médicos Intensivistas e, em 29 de abril de 2021, a Comissão Nacional de Residência Médica aprovou a Matriz de Competência da Medicina Intensiva, construída pela AMIB.

O Revisamed-Revisional em Medicina prepara você para a Residência Médica.

Quer saber como?

Deixe o seu contato.


Leia também: Conheça as 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação da Medicina