Ceará abre vagas para residência médica em Medicina Intensiva
O processo seletivo extemporâneo de vagas de Medicina Intensiva para a Residência Médica do Estado do Ceará (RESMED-CE) já tem edital publicado. A seleção será realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Apoio às Residências em Saúde (ARES).
Agora, como já informamos anteriormente é que o Programa de Medicina Intensiva agora é de acesso direto, com 3 anos de duração.
A seguir, você vai saber:
Inscrições a partir de 10 de julho
Com a abertura do processo, portanto, as inscrições ocorrem a partir do dia 10 de julho de 2021, exclusivamente pela internet. Ao todo, são ofertadas 11 vagas, distribuídas por Fortaleza, Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte.
O valor da inscrição será de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais), para concorrer a uma vaga no Programa de Medicina Intensiva de Acesso Direto.
A prova está prevista para o dia 25 de julho deste ano. O período de pedido de isenção da taxa de inscrição ocorre exclusivamente pela internet no dia 29 de junho.
O processo de seleção é exclusivo a médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 31/07/2021.
Portanto, é vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como médicos não habilitados.
Processo em uma etapa
O processo seletivo de residência médica em Medicina Intensiva do Ceará constará apenas de uma etapa. O candidato fará exame escrito objetivo correspondente a 100% da nota final.
A prova tem caráter eliminatório e classificatório. Em múltipla escolha, a prova constará de questões em igual número nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade).
Por que a seleção extemporânea de Residência em Medicina Intensiva
As novas vagas de Residência em Medicina Intensiva ocorrem em caráter extemporâneo. O processo seletivo, que acontece periodicamente ao final de cada ano, foi criado em caráter excepcional, considerando o atual cenário da pandemia pela Covid-19.
O quadro aumentou o perfil epidemiológico das UTIs do País e causa impacto direto na saúde pública. Há em todo o Brasil baixo número de médicos intensivistas, fato que ficou mais palpável durante a pandemia, por isso a necessidade de incentivo à formação profissional na área.
A expansão das vagas faz parte do Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, do estado do Ceará.
Outra instituição que também esta com vagas abertas para residência médica em Medicina Intensiva, também extemporânea, e a Santa Casa de São José dos dos Campos, São Paulo. As inscrições podem ser feitas até 05 de julho.
E, ai, gostou da oportunidade? Como o Revisamed-Revisional em Medicina você pode se preparar para esta e outras provas de Residência Médica, com cursos completos e organizados de forma fácil e ágil.