Residência Médica: Tudo sobre o edital da Santa Casa de Ribeirão Preto [2022]
Os editais 2022 continuam saindo e para você que deseja realizar sua Residência Médica no interior do estado de São Paulo, a Santa Casa de Ribeirão Preto é uma excelente opção. Quer saber mais sobre o processo seletivo? Então fique ligado neste post que o Revisamed Revisional em Medicina preparou para você!
A seguir, você vai saber:
Como se inscrever na residência médica?
De acordo com o edital, as inscrições para a prova de Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto começam nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 13 de outubro de 2021.
A taxa de inscrição custa R$600,00 e o cadastramento é feito exclusivamente pelo site da VUNPESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).
Como é a prova da Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto?
A primeira fase da prova de Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto está programada para acontecer no dia 7 de novembro e a segunda em 17 de dezembro de 2021. Por fim, no dia 17 de janeiro de 2022, será divulgado o resultado final do exame.
Primeira fase
Ainda segundo o edital de Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto, a primeira fase corresponde a 90% da nota final do exame. Para as especialidades com acesso direto, será aplicada uma prova objetiva com 100 questões, com duração de 5 horas.
Já nas avaliações para áreas com pré-requisitos, o estudante deverá responder uma prova de 50 questões, com duração de 3 horas, com o conteúdo diferente de acordo com a especialidade escolhida.
Segunda fase
Em seguida, os aprovados na primeira fase passarão pela análise curricular, que representa 10% da nota final da avaliação de Residência Médica da Santa Casa de RP.
Nesta etapa, será levada em consideração a instituição de ensino do estudante, histórico escolar, estágios, atividades extracurriculares, além de participações em grupos de pesquisas, congressos, dentre outros.
Quantos anos tem a Santa Casa de Ribeirão Preto?
A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto foi o primeiro hospital fundado no município, por volta de 1896 como “Sociedade Beneficente de Ribeirão Preto”.
Com o crescimento de Ribeirão Preto e atendimento às pessoas de região, a instituição mudou de endereço e em 1910 recebeu o nome de Santa Casa de Misericórdia.
Ainda em 1939, o hospital era constituído por doze pavilhões. No início dos anos 2000, a Santa Casa se tornou Hospital Escola e em 2004, solicitou o Credenciamento de Residência Médica.
Atualmente, a Santa Casa tem 269 leitos, 250 médicos credenciados, 250 médicos residentes e especializados e mais de 1000 funcionários.
É difícil passar na residência médica?
A concorrência é alta em boa parte das especialidades médicas oferecidas pelos programas de residência. Por isso, é fundamental se planejar e organizar, além muita dedicação e estudo.
Da mesma forma, é essencial o investimento em um curso preparatório para otimizar ao máximo seus estudos.
Sendo assim, fique pronto para as provas de Residência Médica com o Revisamed. Com materiais didáticos atualizados, vai ficar muito mais fácil de otimizar o aprendizado e transformar seu sonho em realidade.
Aqui no blog do Revisamed você também acompanha o lançamento dos editais de Residência Médica do país, como o PSU Ceará, PSU Paraná, Santa Casa de BH e Hospital Naval Marcílio Dias.