Sírio-Libanês divulga edital para a prova de residência médica 2023
O edital da para a prova de Residência Médica 2023 do Hospital Sírio-Libanês foi divulgado nesta segunda-feira (15). O processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC). Confira mais informações abaixo:
A seguir, você vai saber:
Como se inscrever?
As inscrições para a prova de Residência Médica Sírio 2023 podem ser realizadas entre os dias 30 de agosto e 31 de outubro, através do site www.concursosfcc.com.br e o valor é de R$ 420,00. A avaliação será realizada em duas etapas. A primeira fase será uma prova objetiva no dia 5 de dezembro e a segunda fase conta com uma entrevista e análise de currículo, entre os dias 9 e 20 de janeiro.
Como é realizada a prova de residência do Sírio-Libanês?
Serão ofertadas 71 vagas para diversas especialidades. Dentre elas estão, com acesso direto, Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Neurologia, Pediatria, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Intensiva, contando com uma prova de 100 (cem) questões.
Já a prova para as especialidades que tem como pré-requisito em Clínica Médica, terá 80 (oitenta) questões e as demais especialidades 30 (trinta) questões.
Quanto tempo dura a Residência?
As especialidades com pré-requisito duram em sua maioria 3 anos, exceto a de Radioterapia e a de Clínica Médica. A primeira é realizada em 4 anos e a segunda em dois.
Quais as maiores notas de corte da Residência Médica no Sírio-Libanês?
De acordo com o resultado da última prova para Residência Médica do Hospital Sírio-Libanês,em 2022, as especialidades mas concorridas são Oncologia Clínica com 72,50 pontos, Dermatologia com 71 pontos e Clínica Médica com 70,40 pontos.
Outras especialidades com as maiores notas de corte estão Anestesiologia e Neurologia com 68 pontos e Radiologia/Diagnóstico por Imagem e Medicina Intensiva com 64 pontos.
Por que fazer residência médica no Sírio-Libanês?
Em 1971, o Sírio-Libanês foi o primeiro hospital do país a implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e ainda foi o primeiro do hemisfério sul a realizar uma cirurgia por microcâmera, com o paciente em São Paulo e o cirurgião em Baltimore (EUA).
Além da Residência Médica, o Sírio-Libanês oferece mestrado e doutorado acadêmicos em ciências da saúde e mestrado profissional em gestão de tecnologia e inovação em saúde. Sendo que o último é ministrado em parceria com o Ministério da Saúde e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Desde 2008, quando foi criada a Diretoria de Pesquisa, o hospital mantém parcerias nacionais e internacionais de estudos em diferentes áreas.
E, ainda, com o objetivo de melhoria das graduações, o Sírio-Libanês realiza parcerias com escolas médicas. Ele possuí também um amplo programa de residência médica e multiprofissional.
Para saber mais informações sobre a Residência Médica do Hospital Sírio-Libanês continue acompanhando o blog do Revisamed. Aqui você também encontra as notícias dos outros editais deste ano, assim como dicas para melhor seu aprendizado e seu desempenho nos processos seletivos pelo país.
Que saber mais sobre o Revisamed-Revisional em Medicina? Manda um mensagem para nós