Saiba tudo sobre a Residência Médica Unifesp 2022
A Residência Médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é uma das mais procuradas pelo médicos recém-formados em todo país.
federal de são paulo universidade federal unifesp divulga paulo unifesp universidade federal de são paulo residência multiprofissional ciências biológicas
As especializações da universidade paulistana possuem tanto opções que exigem pré-requisito como programas de residência médico com acesso direto.
O Revisamed-Revisional em Medicina preparou um conteúdo especial explicando como é a prova de Residência Médica da Unifesp com dicas de como se sair bem no processo seletivo deste ano ( 2022).
A seguir, você vai saber:
Quando abrem as inscrições para a residência médica da Unifesp 2022?
No momento, não há previsão para a abertura das inscrições. Por enquanto, a expectativa é que o edital para o processo seletivo da Unifesp de 2022 seja lançado entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro, assim como foi na edição de 2021.
Como se inscrever na residência médica da Unifesp?
Para realizar a sua inscrição no processo seletivo da Residência Médica deste ano, o estudante de Medicina deve acessar o site da Comissão de Residência Médica (COREME) da Escola Paulista de Medicina (EPM).
É importante lembrar que cada especialidade possui seu link para cadastramento, que estará disponível no site da COREME, instituição responsável pelas provas de residência da Unifesp.
Onde é o processo seletivo da Unifesp?
As últimas provas teóricas da Residência Médica na Unifesp foram aplicadas na cidade de São Paulo e no Distrito Federal.
Já o local exato da prova de cada candidato foi divulgado duas semanas antes da prova de Residência Médica pelo site da Coreme.
Assim como na primeira fase, o local, data, período e horário da prova prática também foram divulgados semanas antes da aplicação dos exames.
Como é a prova de residência médica na Unifesp?
De acordo com o edital de residência médica publicado na edição passada, o processo seletivo da Unifesp é dividido em duas etapas.
A primeira fase conta com uma prova teórica, e a segunda com uma prova prática informatizada, também conhecida como prova multimídia, além de uma entrevista com análise curricular.
Quantos anos dura a residência em Medicina?
A Escola Paulista de Medicina (EPM) na Unifesp foi uma das primeiras do país a implantar Programas de Residência Médica.
Na década de 60, a Residência Médica na Universidade era formada por dois ciclos, o clínico e o cirúrgico, com dez médicos clínicos e dez cirurgiões. Nos anos seguintes o programa cresceu.
Atualmente, a Residência Médica na Unifesp tem especializações de dois a seis anos de duração e conta mais de 90 programas diferentes oferecidos para mais de 600 médicos residentes.
Quais são as especializações mais procuradas da Residência Médica da Unifesp?
Assim como em outras residências pelo país, a especialização em Clínica Médica é a área mais procurada pelos estudantes de medicina que desejam realizar a Residência Médica na Unifesp.
De acordo com o edital de 2021, cerca de 737 estudantes se inscreveram no processo seletivo desta especialização.
Logo em seguida aparece a Área Cirúrgica Básica, com 354 candidatos, e a Psiquiatria, com 317 estudantes cadastrados.
Obstetrícia e Ginecologia, com 252 inscritos, e Pediatria, com 218 candidatos, fecham a lista das áreas mais procuradas pelos médicos recém-formados no último processo seletivo da Unifesp.
Quais são as especializações mais concorridas da Residência Médica da Unifesp?
Em relação aos campos mais concorridos na última avaliação de Residência Médica da Unifesp, a especialização em Neurocirurgia lidera com 54 candidatos por vaga.
Em sequência, aparece a Neurologia, com 33 inscritos por vaga, seguida de perto pela Anestesiologia, com 31 candidatos por vaga.
Dermatologia, com 29 estudantes por vaga, Psiquiatria e Otorrino, cada uma com 24 candidatos por vaga, também aparecem entre as especializações mais disputadas na Residência Médica da Unifesp.
Onde é a residência da Unifesp?
A Universidade Federal de São Paulo tem o seu próprio hospital universitário, o Hospital São Paulo (HSP), considerado o maior hospital universitário do Brasil e que fica localizado na Rua Napoleão de Barros, 715, no bairro Vila Clementino.
No HSP, os médicos residentes experimentam a rotina diário de um profissional da saúde, executando procedimentos de baixa e alta complexidade, desde o diagnóstico primário até o encaminhamento dos pacientes a especialistas.
Revisamed prepara você para os processos seletivos
Com cursos Intensivo e Extensivo preparatórios para a Residência Médica, o Revisamed preparar os acadêmicos de Medicina para as provas de residência das instituições mais concorridas, entre elas a Unifesp, USP, SUS-São Paulo, Unicamp, PSU-MG e SES-PE.
Conteúdo completo e uma plataforma digital que permite ao estudante encontrar todo o material de cada tema em um só lugar. Você estuda onde e quando quiser, sem perder tempo.