Como é a residência médica do SUS SP uma das maiores do Brasil
Residência médica do SUS São Paulo é uma das maiores e mais disputadas do Brasil
A residência médica do SUS São Paulo é uma das maiores e mais disputadas do Brasil. No último edital (2018/2019) cerca de 13.5 mil candidatos disputaram as 775 vagas disponibilizadas em 52 instituições de todo estado de São Paulo, entre elas hospitais, institutos e centros de referência nacional em suas áreas.
Como o a residência médica do SUS SP é um concurso totalmente unificado o candidato a uma das vagas não escolhe a instituição de ensino no momento da inscrição. Conforme o último edital, os candidatos são convocados para escolha de vagas por ordem de classificação. As especialidades mais concorridas de 2018/2019 foram: Dermatologia (65,2), Neurologia (62,3), Otorrino (58), Cirurgia Geral (54) e Neurocirurgia (52).
O concurso é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Quanto maior a nota final na ordem de classificação de cada especialidade, mais opções de locais o candidato terá para cursar a residência médica.
Se você for o primeiro colocado, no topo da lista, pode escolher qualquer local entre as instituições participantes. Conforme os locais vão sendo escolhidos, restam menos opções e vagas para os demais candidatos.
Como é a prova de residência médica do SUS SP?
É sempre bom aguardar o edital para conferir todos os detalhes. Porém no último concurso, para as especialidades com acesso direto foi aplicada uma única prova de conhecimentos médicos com questões de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social, com 100 questões de múltipla escolha.
Para as especialidades e/ou área de atuação com pré-requisitos, foram 60 questões ao todo, relativas à área que se deseja especializar e, em alguns casos, contendo também questões de clínica geral.
Quais instituições participam da residência SUS SP?
Entre os participantes do concurso de residência médica do SUS de São Paulo unificado estão o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington, Hospital A.C. Camargo, Hospital do Câncer de Barretos, Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-faciais – USP (Centrinho de Bauru), Hospital de Transplantes “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini” – Hospital Brigadeiro, Hospital do Coração – Hcor , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho – IAVC.
Prepare-se para passar na residência do SUS São Paulo com o REVISAMED
Deu para perceber que fazer residência médica SUS São Paulo exige muita dedicação e estudo. Organizado pela Fundação Carlos Chagas – FCC, o concurso teve edital publicado nos últimos anos entre os meses de setembro e outubro.
Que tal começar a estudar agora? E como estudar para a residência médica do SUS São Paulo? É aí que entra o curso preparatório para residência médica e de atualização em medicina Revisamed. Com uma metodologia moderna e eficaz, o Revisamed atende as necessidades dos estudantes que querem passar na residência médica não só do SUS São Paulo, mas de qualquer outra instituição do país.
Assista uma aula grátis e conheça nosso curso para residência médica
Quer apenas treinar para a residência médica do SUS São Paulo?
O concurso unificado do SUS SP permite que “treineiros” também façam a prova. Para tanto, basta seguir as orientações expressas no edital de que está fazendo a prova apenas para treinamento, não concorrendo a vaga.
Quem vai concorrer a uma das vagas, precisa ter concluído a graduação até a data da matrícula no programa de residência médica.
FONTE: Fundação Carlos Chagas e o Sistema Único de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo