Tudo o que você precisa saber sobre o Revalida 2020
Atualizado em 21 de setembro de 2020
Se você é médico formado em instituição de ensino estrangeira ou esta prestes a se formar deve ficar atento. Conforme anunciado pelo INEP, foi divulgado o edital do Revalida 2020, o programa voltado aos médicos formados no exterior.
Para exercer a Medicina no Brasil, estes profissionais precisam ser aprovados nas provas do Revalida. As inscrições podem ser feitas até dia 2 de outubro de 2020. O concurso prevê duas etapas.
Na primeira, os médicos formados fora do país fazem prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e prova discursiva com 5 questões. As duas provas serão aplicadas no mesmo dia, 6 de dezembro.
Quem for aprovado nesta etapa segue para a próxima: a Prova Prática de Habilidades Clínicas. Pelo cronograma divulgado pelo INEP, o resultado final da primeira fase está previsto para 5 de março.
Portanto, as provas práticas acontecem após esta data. Novo edital com todas os detalhes da segunda fase ainda será divulgado pelo INEP.
O Revisamed preparou para você este artigo onde você encontra todos as informações sobre o exame. Você também pode acessar o edital completo e tirar todas as suas dúvidas.
Prepare-se para o Revalida 2020 com o Revisamed
O Revisamed oferece para você um curso online com todo conteúdo voltado para as provas de revalidação dos diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras. Conheça a estrutura do curso e veja que você terá todo o conteúdo para se preparar para revalidar o seu diploma.
O formato do Curso para o Revalida 2020 permite que você se prepare para a prova de forma adequada e fácil. Você pode estudar quando e onde quiser. O curso é completo, com videoaulas, podcast, caderno digital, questões comentadas e tudo mais para facilitar a sua preparação.
Você pode conferir no blog post Como se preparar para o novo Revalida como são as provas, o conteúdo cobrado, as questões discursivas e o formato da prova de habilidade, com base no último exame realizado em 2017. Portanto, vale a pena dar uma conferida também nestas informações!
MEC divulga linhas gerais do novo Revalida
O Ministério da Educação (MEC) divulgou as linhas gerais do novo Revalida confirmadas com a publicação do edital com todos os detalhes. Conforme estava previsto, os médicos farão a prova em duas etapas: exame teórico e exame de habilidades clínicas.
A reformulação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), segundo o MEC, vai possibilitar que cerca de 15 mil formados em Medicina no exterior revalidem seus diplomas.
Desburocratização do processo
Havia a possibilidade da aplicação da prova digital. Porém, a pandemia do novo coronavírus adiou esta iniciativa. “O objetivo é desburocratizar o processo e permitir que mais profissionais da área atendam a população”, considera o MEC. No entanto, este ano não será realizada a prova digital.
O candidato reprovado na segunda etapa estará habilitado para realizar o exame nas duas edições seguintes, sem a necessidade de fazer a primeira etapa novamente. Além disto, o Revalida será aplicado semestralmente, e o edital será publicado 60 dias antes da realização do exame escrito.
Além disso, o MEC anunciou mudanças no valor a ser pago por quem presta o exame. Na primeira fase, o candidato pagará o equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente, valor de R$ 330. Já na segunda etapa, o valor será de R$ 3,3 mil.
Em relação ao conteúdo, a secretária de Educação de Ensino Superior do MEC adiantou que serão feitas pequenas mudanças em relação às matérias da prova, como a matéria de saúde mental, alterações que atendem aos tempos atuais. Por enquanto, ainda não foram divulgadas as matrizes da prova teórica.
Prova digital e bolsa para residência médica
O governo também estuda a realização da prova digital, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (unifesp), Universidade Federal do Ceará e National Board Medical Examiners, e acredita que , posteriormente, o candidato que tiver boa nota no Revalida poderá ter uma boa bolsa nos programas de residência médica.
Participação de faculdades privadas no Revalida 2020 é vetada
Embora defendida pelo MEC e anunciada como uma das novidades do Revalida 2020, a participação de faculdades privadas com avaliação 4 e 5 no Revalida foi vetada pelo presidência da República.
Com o veto, o processo de revalidação conhecido como Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), agora instituído pela Lei nº 13.959/2019, pode ser realizado apenas em faculdades de medicina públicas (federais, estaduais ou municipais).
Outras inovações anunciadas pelo MEC
- a possibilidade de parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Ceará (UFC) e National Board of Medical Examiners, que têm condições de realizar as provas;
- embora o exame continue a ser aplicado em duas etapas por ano, sendo o primeiro teórico, o segundo, que testa as habilidades clínicas, só poderá ser feito após a aprovação do anterior;
- com a realização do teste duas vezes por ano, o edital precisará ser publicado até 60 dias antes do primeiro exame.
Qual o objetivo do Revalida
Em suma, o exame tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.
Acompanhe o blog Revisamed
Agora é ficar bem preparado. O Revisamed oferece todas as oportunidades para você gabaritar a provas teórica e de habilidades clínicas. Finalmente continue acompanhado o blog Revisamed e saiba tudo sobre o Revalida 2020!