13 dicas para estudar e passar nas provas de residência médica

dicas para passar nas provas de residência médica

A dúvida está na cabeça de muitos que acabaram de se formar na faculdade de Medicina. Cursos preparatório, extensivo, intensivos, revisões, simulados…

O que fazer? Então, vamos lá. Estamos aqui para te ajudar nesta jornada rumo à residência médica. Para tanto, elaboramos 13 dicas de como estudar para passar na prova de residência médica. São dicas básicas, mas que vão fazer toda diferença na sua preparação.

Que tal você conferir 13 dicas para passar nas provas de residência médica que o curso para Residência Médica Revisamed preparou para você?

Não é fácil saber o que estudar e como estudar. As ofertas de cursos preparatórios para a residência estão por toda a parte.

Mas, basta fazer um curso preparatório para garantir a tão sonhada vaga?

A resposta entre os educadores é unânime: não. Dedicação aos estudos (e muita!) aliada à qualidade dos cursos preparatórios são os principais ingredientes da fórmula do sucesso nas provas de residência médica.

Avalie os conteúdos, a expertise da equipe de professores, a qualidade das videoaulas, os conteúdos completares disponibilizados e o custo x benefício, porque, afinal, o preço também pesa na hora da escolha. E, claro, leve em conta as 13 dicas para passar na residência.

Definido o curso preparatório de residência adequado ao seu perfil, elabore um planejamento de estudos. Pode parecer simples, mas disciplina e organização influenciam diretamente no seu aprendizado e preparação.

Agora, vamos às 13 dicas para estudar e passar nas provas de residência passo-passo.

Confira as 13 dicas para estudar e passar nas provas de residência médica

  • 1 – Selecione os editais de seu interesse e confira as provas dos processos anteriores;
  • 2 – Estabeleça metas de estudo semanal e tenha noção real do tempo disponível para estudos;
  • 3 – Estabeleça uma rotina e faça um quadro de horários;
  • 4 – Avalie com toda honestidade suas fortalezas e dificuldades nos conteúdos médicos;
  • 5 – Faça uma relação dos conteúdos que mais precisa estudar, o que tem mais facilidades e o que mais gosta;
  • 6 – Inicie pelos conteúdos que precise estudar mais;
  • 7 – Não despreze os conteúdos de Pediatria e Preventiva;
  • 8 – Verifique o que é cobrado nas questões e de que modo é cobrado (verbos utilizados para verificar a taxonomia da questão – são questões de memória? São de análise?);
  • 9 – Foque em assuntos que você tem mais dificuldade;
  • 10 – Estabeleça horário e lugar fixo de estudo;
  • 11 – Elabore questões sobre o tema estudado.
  • 12 – Faça questões de provas anteriores, especialmente, das bancas onde pretende fazer a prova
  • 13 – E não esqueça da sua saúde: descanso, exercicios físicos e lazer são importantes para sua saúde física e mental.

Didática e professores qualificados fazem a diferença

Além das 13 dicas para passar na residência médica, o curso preparatório para residência ajuda o estudante a consolidar e ampliar os conhecimentos.

Portanto, conhecer bem a didática e a expertise dos professores é um grande passo para o êxito nas provas de residência, cada vez mais concorridas.

Em resumo: professores qualificados e que têm intimidade com as provas, muitos exercícios e tecnologia são decisivos para você conquistar o seu sonho.

Além disso, existem técnicas também para melhorar a retenção do conteúdo. Então, comece pela escolha da especialidade médica que pretende e mãos as obra.

Portanto,coloque em prática as 13 dicas para passar na residência médica e conquiste a tão sonhada vaga. E não esqueça: está na hora de começar a estudar para as provas de residência médica 2024.

No mais, dedique-se!

Bons estudos e boa sorte nas provas.