Tudo sobre o edital de Residência Médica da UEL [2023]
Estamos chegando na reta final de preparação para as provas de residência de 2023, como é o caso do exame Residência Médica da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que inclusive já divulgou o edital do processo seletivo deste ano.
Neste post, o Revisamed Revisional em Medicina traz para você as principais informações do exame em uma das principais Universidades do Paraná, como data da data da prova e prazo para inscrição.
A seguir, você vai saber:
Como se inscrever na residência médica da UEL?
O edital de 2023 prevê casos de isenção de pagamento da taxa de inscrição. Dessa forma, o prazo de solicitação de isenção vai até às 17h do dia 17 de agosto. Já o resultado será divulgado até às 17h do dia 25 de agosto.
Posteriormente, o prazo de inscrição para a Residência Médica da UEL começará no dia 1º de setembro e vai até às 17h o dia 3 de outubro.
Como é a prova da UEL?
Em suma, o processo seletivo para Residência Médica da UEL é divido em duas fases: prova objetiva e análise de currículo.
Segundo o edital de 2023, a Prova Objetiva tem 100 (cem) questões, igualmente distribuídas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina Preventiva e Social para as especialidades de acesso direto.
Para as especialidades com pré-Requisito, a prova contará com 30 questões.
Em sequência, os aprovados na primeira etapa vão participar da segunda. Com exceção da Neurocirurgia, todas as outras especializações possuem um número máximo de convocados para esta fase, de acordo com as maiores pontuações.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS-UEL), a Comissão de Residência Médica (COREME) e o Hospital Universitário (HU) da UEL são as entidades que organizam a prova.
Quantos anos de residência em Medicina?
Em resumo, a maioria das Residência Médica da UEL com acesso direto possuem três de duração. As exceções são Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Neurocirurgia. Enquanto a primeira e a segunda duram dois anos, a terceira leva cinco anos para sua conclusão.
Quais são as residências médicas com as maiores notas de corte?
De acordo com o último processo seletivo, a especialização com a maior nota de corte da Residência Médica da UEL foi a de Dermatologia, com 7,182 pontos.
Logo em seguida está a Oftalmologia, a Otorrinolaringologia e a Psiquiatria com 6,517 pontos. Além dessas tiveram destaque a Neurocirurgia e a Neurologia 6,384 pontos.
Por que estudar na UEL?
A Universidade Estadual de Londrina fica localizada no estado do Paraná, a 381km de distância da capital Curitiba. Ela foi fundada em 1970 e tem cursos de graduação e pós-graduação.
O QS World University Rankings classificou a UEL como a 5ª melhor instituição estadual do país e a primeira do estado do Paraná.
Atualmente, mais de 18 mil estudantes estão ligados a UEL, com 68 cursos apenas de graduação e mais de 200 áreas de pós-graduação, desde opções de Especialização até cursos de Doutorado, além da própria Residência Médica.
Residência Médica no Paraná
Para saber mais informações sobre a Residência Médica da UEL continue acompanhando o blog do Revisamed. Aqui você também encontra as notícias dos outros editais deste ano, assim como dicas para melhor seu aprendizado e seu desempenho nos processos seletivos pelo país.
Que saber mais sobre o Revisamed-Revisional em Medicina? Manda um mensagem para nós.