Residência Médica Paraná: Tudo sobre o edital PSU [2022]

Residência Médica PSU Paraná 2022

Se você quer fazer a sua especialização médica no Sul do país, a hora é esta: Residência Médica PSU Paraná 2022. Neste artigo, o Revisamed Revisional em Medicina traz as principais informações do edital da AMP (Associação Médica do Paraná).

Destaca-se que as vagas são para as residências com acesso direto e as que exigem requisito, além da graduação em Medicina. O PSU do Paraná para Residência Médica é um dos grandes concursos do Brasil.

Vai ter prova de residência médica no Paraná esse ano?

O exame do PSU Residência Médica Paraná está confirmado. Entretanto, em virtude pandemia da covid-19, a prova de residência médica deste ano medidas de segurança, como distanciamento entre os adequados, uso de máscara, medição de temperaturas entre outros.

Além disso, não será permitida a entrada do inscrito com temperatura acima de 37,8º C. Portanto, o candidato que tiver com a temperatura acima do limite deve entrar em contato com a administração do Exame AMP.

Como se inscrever na residência médica do Paraná?

O prazo de inscrição vai do dia 08 de setembro até às 14h do dia 07 de outubro de 2021. Assim sendo, o estudante interessado em participar da prova deve preencher a ficha de inscrição no site da AMP.

Além disso, para participar desta prova de Residência, o estudante deve pagar a taxa de inscrição em qualquer banco até a meia-noite do dia 07 de outubro. A taxa custa R$470,00 mais o valor da COREME (Comissão de Residência Médica) de cada hospital.

Como funciona a prova da AMP?

Na capital Curitiba, a prova de residência médica do PSU Paraná será aplicada na Universidade Positivo. Inicialmente, os portões de acesso abrem às 11h e fecham às 13h30.

A duração da Provas Geral foi estabelecida é de 4h mais 30 minutos para preenchimento do cartão de respostas. Já a Prova Específica será em 3 horas + 30 minutos para preenchimento do cartão de respostas.

Prova Geral com 100 questões de múltipla escolha

Na Prova Geral para especialidades sem pré-requisitos, ou seja, com acesso direto, o candidato responde a 100 questões de múltipla escolha.

As questões são divididas por número igual nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Preventiva e Social. Cada questão conta com cinco alternativas e apenas uma correta.

Provas com pré-requisitos: 50 questões da área escolhida

Por outro lado, as Provas Específicas para especialidades com pré-requisitos são 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta.

Desse modo, conteúdo será exclusivamente sobre a área básica da especialidade, como por exemplo, o candidato à residência médica em Cirurgia Plástica fará prova de Cirurgia Geral.

Portanto, os estudantes que queiram outras informações mais detalhadas sobre a realização do PSU Residência Médica Paraná podem acessar o Manual do Candidato.

Pontuação adicional para PROVAB E PRMGFC

Em síntese, os candidatos à residência médica podem utilizar o PROVAB e o PRMGFC para requerer a utilização de pontuação adicional.

No entanto, precisam ter os nomes publicados na lista atualizada do site eletrônico do Ministério da Educação. Além disso, a utilização da pontuação adicional deverá ser informada e requerida no ato da inscrição, mediante indicação em campo próprio.

Instituições participantes do exame do PSU Residência Médica Paraná

A seguir, você confere a lista das instituições participantes do PSU Residência Médica no Paraná.

Associação Beneficente São Francisco de Assis (CEMIL)

Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (NOROSPAR)

Clínica Heidelberg

Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Paraná

Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais

Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Hospital Cardiológico Constantini

Hospital do Câncer de Londrina (HCL)

Hospital do Câncer de Umuarama (UOPECCAN)

Hospital Erasto Gaertner

Hospital Evangélico de Londrina

Hospital Memorial Uningá

Hospital Nossa Senhora do Rocio

Hospital Psiquiátrico Porto Seguro

Hospital Santa Casa de Curitiba

Hospital São Lucas de Pato Branco

Hospital São Vicente (FUNEF)

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Francisco Beltrão

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM)

Hospital Universitário Regional Campos Gerais (HU-UEPG)

Hospital Vita Curitiba

Hospital XV

Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL)

Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)

Instituto Policlínica de Pato Branco

Médicos de Olhos

Rede de Assistência a Saúde Metropolitana

Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Qual o salário de um médico residente?

Em relação aos valores da bolsas de residência, atualmente o residente R1 tem direito a um valor mensal de R$ 3,330,43, valor que pode ser complementado a critério da instituição financiadora. Para conferir outros benefícios e direitos garantidos ao médico residente clique aqui.

O que é AMP medicina?

Com o intuito de auxiliar a classe médica do estado, a Associação Médica do Paraná nasceu em 1933 após a fusão de três entidades: a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná.

O Processo Seletivo Unificado (PSU) do estado da Bahia também está com as inscrições abertas. Para mais detalhes da prova, clique aqui!

Aqui no Revisamed Revisional em Medicina você fica por dentro das últimas informações dos principais editais do país. Por isso, fique ligado aqui no blog do Revisamed e tenha todas os detalhes.