Enare: abre mais de 3,2 mil vagas para residência
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou os editais do Exame Nacional de Residência Médica (Enare) de 2021/2022. São mais de 3,2 mil vagas de residência médica, multi e uniprofissional em 81 instituições hospitalares distribuídas em todo o país.
As inscrições para o concurso público ficam abertas entre 20 de outubro e, com a prorrogação do prazo, 9 de novembro de 2021, no mesmo endereço eletrônico, e as provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano. As provas do Enare serão realizadas em todas as capitais e em mais 23 cidades. Os editais estão disponíveis no site do Enare.
Exame Nacional de Residência (Enare) 2021 teve seu período de inscrições ampliado. Os interessados podem se inscrever até terça-feira, dia 9 de novembro
De acordo com a estatal, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), isso representa um crescimento de aproximadamente 800% no número de vagas e de 900% no número de instituições participantes em comparação à primeira edição do Enare, em 2020.
A seguir, você vai saber:
Exame nacional de Residência criado em 2020
O Enare – exame nacional de residência médica – foi criado em 2020 para otimizar a forma de seleção dos residentes.
Segundo a Ebserh, as universidades federais participantes da primeira edição do processo seletivo tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção para os programas de residência.
“Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras”, explicou a empresa.
Provas serão realizadas em todas capitais e em 23 cidades
Na edição deste ano, as provas serão realizadas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).
Como é a classificação da residência Enare
A Ebserh, empresa brasileira de serviços hospitalares, explica que o sistema de classificação é semelhante ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Esse sistema de classificação usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção de estudantes da graduação em universidade federais.
Depois das provas, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá utilizá-la para indicar onde pretende atuar.
O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, no fechamento do sistema, quem ocupará as vagas.
Em seguida, o sistema de classificação do processo seletivo para residência é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva.
De acordo com o edital do Ministério da Educação, o Enare 2021/2022 é exclusivo para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/02/2022.
Programa de residência não pode ser repetido
Estudantes que não concluirão a graduação na data de 28/02/2022 ou médicos não habilitados não podem participar do concurso público.
Também é vedado ao médico residente repetir programas de Residência Médica em especialidades que já tenha anteriormente concluído do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação.
A menos que se trate de pré-requisito estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, é vedado ao médico residente realizar programa de Residência Médica em mais de 2 (duas) especialidades diferentes, em instituição do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação.
É permitido ao Médico Residente cursar apenas 01 (uma) área de atuação em cada especialidade.
Como são as provas de residência do Enare 2021/2022
Para a residência médica, o Enare/Ebserh será realizado em uma fase, com 2 duas) etapas:
- 1ª ETAPA – Exame escrito – objetivo , com 90% da nota final. Etapa obrigatória de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª ETAPA – Análise curricular – com 10% da nota final. Etapa obrigatória de caráter classificatório.
Programas de residência médica com Acesso Direto
A prova teórico-objetiva será constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com 05(cinco) alternativas, sendo apenas 01(uma) correta.
Para o programa de residência médica com acesso direto serão 100 questões objetivas, abordando temas compatíveis com as exigências da terminalidade do curso de graduação em Medicina, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC 2014).
As áreas médicas cobradas nas provas são Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, sendo 20 itens de cada área de conhecimento.
A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo). Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos que alcançarem no mínimo 50,0 (cinquenta) pontos no exame da 1ª etapa.
Programas de Residência Médica Pré-Requisito
Para os Programas de Residência Médica com Pré-requisito e dos Programas de Residência Médica Ano Adicional/Área de Atuação, são 80 questões objetivas, abordando temas compatíveis ao programa de residência médica na área específica, distribuída de acordo com a área do pré-requisito exigido.
Cada questão terá o valor de 1,25 ponto, totalizando o máximo de 100,0 pontos. A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo).
Provas para Residência Uni e Multiprofissional
O Enare/Ebserh Residência Multi também será realizado e única fase com duas etapas. A primeira exame escrito objetivo e a segunda com a análise curricular, com peso de 90% e 10% na nota final respectivamente.
Ambas etapas são obrigatórias, eliminatórios e classificatórias. A prova teórico-objetiva será constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com 05(cinco) alternativas, sendo apenas 01(uma) correta.
O Exame Escrito (Objetivo), de caráter eliminatório e classificatório, é obrigatório para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (uni e multiprofissionais).
Ele será constituído de 20 questões objetivas comuns às profissões de saúde e 40 questões específicas da profissão.
Cada questão comum terá o valor de 1,0 ponto, totalizando o máximo de 20,0 pontos. Cada questão específica da profissão terá o valor de 2,0 pontos, totalizando o máximo de 80,0 pontos. A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo).
Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos que alcançarem no mínimo 50,0 (cinquenta) pontos no exame da 1ª etapa.
Diversificação nas especialidades profissionais
Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar.
Foram 304 vagas para 41 especialidades de residência médica, oito para a residência uniprofissional (entre enfermagem e física médica) e 93 para a residência multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física.
Com o aumento de vagas deste ano para o concurso público, a Ebserh espera uma maior diversificação nas especialidades profissionais.
A Ebserh, empresa brasileira de serviços hospitalares, foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. (com Agência Brasil)
Se você está pensando em fazer residência médica precisa conhecer o cursos preparatório do Revisamed-Revisional em Medicina. Tudo o que você precisa e muito mais para conquistar a sua vaga e a sua especialidade médica. Venha para o Revisamed.