Como estudar para a prova de Residência Médica?
Um dos maiores desafios do estudante de Medicina quando conclui a faculdade é escolher qual especialidade seguir para, logo depois, se preparar para as provas de residência médica.
Esse é um momento profissional decisivo que exige organização e muito esforço. Nesse sentido, o primeiro passo para conseguir a tão sonhada vaga de residência médica é estudar.
Mas, na prática, qual a melhor forma de aprendizado? O que fazer para se diferenciar da concorrência e garantir aprovação?
Fique tranquilo porque o Revisamed separou algumas dicas para te ajudar a se preparar para a prova de residência. É só rolar o mouse para baixo para conferir!
A seguir, você vai saber:
Provas de residência médica: preciso de um curso ou estudo por conta própria?
Já estamos no segundo semestre do ano e os candidatos que vão tentar Residência Médica devem saber que faltam pouco meses para aplicação das provas.
Se preparar para os concursos mais concorridos do país não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de pandemia. Devido a esse contexto, muitos candidatos estão estudando sozinhos para os exames de Residência Médica.
Porém é importante destacar que, apesar de possível, optar por estudar por conta própria vai exigir ainda mais esforço e dedicação do que aqueles que optam por um Revisional em Medicina, por exemplo.
Isso porque que ao revisar os conteúdos sozinho o próprio candidato é que vai monitorar todo o tempo de estudo, não terá professores, criará a própria rotina e terá que adquirir os próprios materiais.
Por que se preparar com um curso de residência médica?
Muitos têm a percepção de que é fácil estudar sozinho devido à facilidade de encontrar videoaulas grátis pela internet. Contudo, encontram dificuldades para se organizar e manter a disciplina nos estudos, além de terem dúvidas sobre o que estudar para as provas de Residência.
Tendo em vista que a preparação faz toda a diferença na hora da aprovação, o ideal é que o candidato tenha um curso preparatório específico para a prova que o ajude a estudar do jeito certo.
Além focar atenção nos materiais selecionados (ao invés de procurar por eles), o aluno se sentirá mais motivado e autoconfiante na realização por seguir um estudo direcionado e, assim, estar melhor preparado.
Nesse sentido, a equipe e a metodologia também fazem diferença. Além dos professores, estudar com um curso garante que o candidato tenha acesso às informações que são passadas através de metodologias. Essas, por sua vez, tornam os conteúdos mais fáceis de serem assimilados.
Através de um curso, o estudante tem a oportunidade de ter um direcionamento sobre como estudar, organizar os resumos e ter um foco específico para a prova desejada.
Dessa forma, o aproveitamento costuma ser muito maior e os resultados mais rápidos. Separamos 10 dicas para te ajudar a se preparar para residência médica. Confira!
Estratégicas adequadas de aprendizagem e otimização do tempo
Como já dissemos, para passar na prova de Residência Médica é preciso estudar do jeito certo! Ou seja, escolher as estratégias certeiras de concentração, que vão te ajudar a absorver o máximo de conteúdo possível; como também a otimizar seu tempo.
A seguir compilamos 5 dicas de estudo mas você pode conferir a entrevista na íntegra com o professor do Revisamed, Júlio Abreu, ao clicar aqui.
Deixe o celular de lado
Evite usar o celular, mesmo que seja na hora de descansar. Já existe uma base grande de evidências mostrando que se você usa o telefone celular durante a pausa, você gasta muito mais tempo para voltar ao pensamento focado.
Ou seja, não use o telefone na primeira e nem na segunda pausa dos estudos. Na terceira, você pode dar uma olhada, porém, sempre buscar ver apenas aquilo que você considera mais importante, como suas mensagens ou o seu Instagram. Sempre estipule também um tempo para não se perder e voltar ao pensamento focado mais rapidamente.
Não se prenda à técnica da repetição
A técnica, da repetição massiva, pode ser muito boa para você fazer provas durante o curso. Mas nos concursos de residência médica você precisa usar a memória de longo prazo.
Então, você precisa transferir a memória de curto prazo para a memória de longo prazo. É esta memória que você vai precisar na prova de residência médica.
Faça descansos e pausas
A Neurociência estabelece que uma pessoa consegue ficar com pensamento focado, em um único assunto, em torno de 30 minutos. Depois deste tempo, a cabeça precisa de um descanso, de uma pausa.
Inicialmente, esta pausa precisa ser de 5 a 10 minutos entre cada módulo de estudo. Posteriormente, quando vão se prolongado as horas de estudo, devemos aumentar também o tempo das pausas.
Não perca sono
O sono e indispensável para o seu estudo. Não corte o sono achando que você está ganhando tempo. Aqui, ainda temos uma armadilha: quando chega perto das 5h da manhã, você já está próximo de despertar e já teve as fases profundas do sono. Você já se sente reernegizado.
Porém, é nestas duas últimas horas que vem o estágio para a aquisição do conhecimento e a maior parte do sono REM. Se você elimina este período, acordando mais cedo para estudar, seu dia não vai ser produtivo. Ou seja, não deixe de dormir as oito horas necessárias. É golpe.
Cochile depois do almoço, mas só 20 minutinhos
Além de fazer uma pausa maior para almoçar, obviamente, depois do almoço você pode até tirar um cochilo, mas nunca superior a 20 minutos. É importante que você saiba que o ideal é você dormir 8 horas de sono diárias.
Se você dormir este tempo, provavelmente não vai sentir a necessidade do cochilo. Mas caso precise, nunca exceda a 20 minutos, porque é um tempo que você não entra em sono profundo e certamente vai acordar melhor para estuda.
Como é estudar com o Revisamed?
Um dos grandes diferenciais do curso online Revisamed – preparatório para as provas de residência médica – é o de utilizar estas estratégias que garantem uma aprendizagem qualificada.
Com métodos adequados, você terá condições de utilizar o conhecimento adquirido para passar nas provas da residência médica e também para ser um profissional destacado no mercado.
Além de saber escolher a residência, o curso preparatório do Revisamed vem como um enorme apoio aos estudantes formado por um grupo de professores especialistas que se preocupam em se manterem atualizados sobre as provas de Resicência e mercado da medicina.
Faça uma boa escolha com o Revisamed e conquiste a tão sonhada vaga na residência médica.
Curtiu esse post? Tem alguma dica de estudo? Comenta aí! Nos acompanhe também pelo Instagram e YouTube para ficar por dentro das novidades! 🥰
Você pode gostar também do post sobre as 13 dicas para estudar e passar nas provas de residência médica.