Centro de Treinamento Cadaver Lab Suprema Crispi realiza curso hands-on em Medicina Intervencionista da Dor

O Centro Cadaver Lab JF, da Suprema, realizou mais um módulo hands-on em cadáver fresco do Curso de Procedimentos Intervencionistas da Dor.

O Centro de Treinamento Cadaver Lab JF, da Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde – Suprema, realizou mais um módulo hands-on do Curso de Procedimentos Intervencionistas da Dor: os treinamentos práticos em cadáver fresco de técnicas intervencionistas em dor guiadas por Ultrassom e por Radioscópio. O curso é ministrado pelo Sinppain (SP), com a parceira do Instituto Crispi e Suprema.

O curso reuniu mais de 40 profissionais entre anestesiologistas, ortopedistas, neurocirurgiões, fisiatras, reumatologistas e radiologistas de todo país. O curso busca atualizar o profissional na Medicina Intervencionista da Dor com o estudo prático e teórico das técnicas guiadas por fluoroscopia e discutir suas indicações e complicações.

Além disto, o curso visa a apresentar algoritmos de intervenção baseados em protocolos internacionais e padronizar técnicas no Brasil para o tratamento das dores espinhais e não espinhais.

Coordenados pelos especialistas renomados internacionalmente, os cursos hands-on têm módulos também no exterior, em Budapeste, na Hungria.

Porém, de acordo com o diretor de Logística, Paulo Renato Fonseca, a estrutura oferecida pelo Cadaver Lab da Supema reúne condições técnicas e de infraestrutura dos laboratórios no exterior, com a vantagem de várias estações que permitem o treinamento dos profissionais.

Ouça o áudio com o Dr. Paulo Renato Fonseca

O que é Medicina Intervencionista da Dor

A Medicina Intervencionista da Dor é uma prática ampla, indicada para várias patologias, em que são utilizadas técnicas minimamente invasivas para o diagnóstico e o tratamento da dor, com a Ultrassonografia. A USG tem se tornado uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos.

Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção. Exemplos de procedimentos que podem ser guiados por Ultrassom são os bloqueios de nervos periféricos, as infiltrações de articulações, a radiofrequência de nervos periféricos, a hidrodisseccção e a radiofrequência resfriada de joelho, dentre muitos outros.

Sobre Sinpain

O Sinpain é um centro de excelência internacional em tratamento de dor, oferece uma variedade de cursos e eventos para médicos que querem se especializar no manejo da dor.

O objetivo é disseminar as melhores práticas da medicina intervencionista da dor e padronizar as técnicas em consonância com os preceitos do WIP (Instituto Mundial da Dor), associação internacional  da qual o Sinpain é membro.

Além deles, o curso conta com a colaboração de professores internacionais na organização e na docência, que buscam se aprofundar nas técnicas para controle da dor.