Tudo o que você precisa saber sobre o Revalida 2021

Médica em consultório

Se você é médico formado em instituição de ensino estrangeira e fez a prova Revalida 2021, fique atento. Os gabaritos preliminares foram divulgados nesta terça-feira, 7 de setembro.

Tanto as alternativas corretas da prova objetiva quanto o padrão de resposta da prova discursiva estão disponíveis no site do Inep. Você também pode conferir ao clicar nos botões abaixo:

O que é o Revalida?

O Revalida, também conhecido como Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, é a prova responsável por validar o diploma médico estrangeiro no Brasil.

Essencial para que os médicos que concluíram a sua graduação em universidades estrangeiras possam validar o diploma e exercer a profissão no Brasil, esse processo seletivo é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é dividido em duas etapas, teórica e prática.

A primeira delas é constituída por uma prova que se separa em outras duas partes: uma objetiva e outra discursiva e aplicada no mesmo dia. Já a segunda etapa é uma prova prática, parecida às que vemos em alguns processos de acesso às residências médicas. Eventualmente, é pautada em entrevistas em que o candidato precisa dar o diagnóstico inicial de doenças em atores que se passam por pacientes.

A primeira etapa do Revalida 2021 

A primeira etapa do processo é classificatória e ocorreu no domingo, 5 de setembro, com as duas partes aplicadas no mesmo dia. Enquanto a primeira etapa foi uma prova objetiva aplicada no período da manhã com 100 questões que abrangendo as 5 grandes áreas da medicina, a segunda parte foi uma prova discursiva aplicada no período da tarde com 5 questões sobre os mesmos temas.

De acordo com o Inep, haverá uma nota de corte única, a partir da soma de todas as questões (testes e dissertativas): serão aprovados para a segunda etapa aqueles que alcançarem, no mínimo, 90 pontos (de um total de 150).

ProvaQuestõesPontosDuração
Turno Matutino – Objetiva (P1)1001 cada5 horas
Turno vespertino Discursiva (P2)510 cada4 horas

Confira os conteúdos que você precisa saber para se dar bem na prova do Revalida.

A segunda etapa do Revalida 2021

A segunda etapa do Revalida 2021 será formada por uma prova de habilidades clínicas e possui um edital específico. O edital será divulgado após esta primeira etapa. A inscrição só é possível, após a aprovação na primeira etapa.

Nesta etapa da prova prática do Revalida, os participantes devem percorrer dez estações ao longo de dois dias de prova, onde precisam realizar tarefas específicas das áreas determinadas, simulando atendimento médico.

Em princípio, costuma amedrontar muitos candidatos por exigirem muito conteúdo e podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares etc. Na última edição, a nota de corte foi de 62 pontos de 100 pontos possíveis.

Cronograma Revalida 2021

Confira o cronograma completo da primeira fase:

DatasEtapas
7 de setembroDivulgação dos gabaritos preliminares
26 de outubroDivulgação dos gabaritos definitivos
26 de outubroResultados das provas objetivas e discursivas
26 de outubro a 1º de novembroPedidos de recursos
19 de novembroResultado final da primeira etapa
Sem data marcadaProva de habilidades clínicas

Confira o edital do Revalida 2021 completo aqui.

Prepare-se para o Revalida 2022 com o Revisamed

O Revisamed oferece para você um curso online com todo conteúdo voltado para as provas de revalidação dos diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras.

Conheça a estrutura do curso e veja que você terá todo o conteúdo para se preparar para revalidar o seu diploma.

O formato do Curso para o Revalida 2021 permite que você se prepare para a prova de forma adequada e fácil. Você pode estudar quando e onde quiser. O curso é completo, com videoaulas, podcast, caderno digital, questões comentadas e tudo mais para facilitar a sua preparação.

Você pode conferir no blog o artigo Como se preparar para o novo Revalida como são as provas, o conteúdo cobrado, as questões discursivas e o formato da prova de habilidade, com base  no exame realizado em 2017. Portanto, vale a pena dar uma conferida também nestas informações!

MEC divulga linhas gerais do novo Revalida

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as linhas gerais do novo Revalida confirmadas com a publicação do edital com todos os detalhes. Conforme estava previsto, os médicos farão a prova em duas etapas: exame teórico e exame de habilidades clínicas.

A reformulação do  Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), segundo o MEC, vai possibilitar que cerca de 15 mil formados em Medicina no exterior revalidem seus diplomas.

Desburocratização do processo

Havia a possibilidade da aplicação da prova digital. Porém, a pandemia do novo coronavírus adiou esta iniciativa. “O objetivo é desburocratizar o processo e permitir que mais profissionais da área atendam a população”, considera o MEC. No entanto, este ano não será realizada a prova digital.

O candidato reprovado na segunda etapa estará habilitado para realizar o exame nas duas edições seguintes, sem a necessidade de fazer a primeira etapa novamente.

Além disto, o  Revalida será aplicado semestralmente, e o edital será publicado 60 dias antes da realização do exame escrito.

Além disso, o MEC anunciou mudanças no valor a ser pago por quem presta o exame. Na primeira fase, o candidato paga o equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente, valor de R$ 330. Já na segunda etapa, o valor será de R$ 3,3 mil.

Em relação ao conteúdo, a secretária de Educação de Ensino Superior do MEC adiantou que serão feitas pequenas mudanças em relação às matérias da prova, como a matéria de saúde mental, alterações que atendem aos tempos atuais.

Prova digital e bolsa para residência médica

O governo também estuda a realização da prova digital, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Ceará (UFC) e National Board Medical Examiners, e acredita que , posteriormente, o candidato que tiver boa nota no Revalida poderá ter uma boa bolsa nos programas de residência médica.

Outras inovações anunciadas pelo MEC

Embora o exame continue a ser aplicado em duas etapas por ano, sendo o primeiro teórico, o segundo, que testa as habilidades clínicas, só poderá ser feito após a aprovação do anterior. Com a realização do teste duas vezes por ano, o edital precisará ser publicado até 60 dias antes do primeiro exame.

Qual o objetivo do Revalida

Em suma, o exame tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.

Acompanhe o blog Revisamed

Agora é ficar bem preparado. O Revisamed oferece todas as oportunidades para você gabaritar a provas teórica e de habilidades clínicas. Finalmente continue acompanhando o blog Revisamed e saiba tudo sobre o Revalida 2022!