Revalida 2022/2 tem a menor taxa de aprovação da história
Revalida 2022/2 tem a menor taxa de aprovação desde que foi criado em 2011. O exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aprovou apenas 3,75% dos médicos que estudaram no exterior e tentaram um diploma para atuarem no Brasil. Mais de 7 mil candidatos prestaram a última prova e 893 foram aprovados para a segunda fase. Já os que conseguiram revalidar o diploma foram 263 médicos. Portanto, a taxa aprovação do Revalida 2022 foi a menor da história.
A seguir, você vai saber:
Como é a prova do Revalida?
A prova do Revalida é composta por duas etapas. A primeira por uma prova teórica com 105 questões sendo 100 objetivas e 5 discursivas. Já a segunda é a prova de habilidades clínicas em que o candidato passa por 10 estação que simulam um atendimento médico realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela vale 100 pontos e cada atendimento deve ser realizado dentro de 10 minutos. O médico deve consultar o paciente, que é um ator e atendê-lo de acordo com a demanda, assim ele é avaliado e vai somando pontos. Já a taxa de inscrição da primeira fase é de R$ 410,00 e da segunda é de R$ 4.106,09.
Para a aprovação na primeira etapa do Revalida 2022 o candidato precisava fazer pelo menos 96,21 pontos, ou seja, acertar 64,14% da prova. Já para a segunda fase a nota de corte foi de 66,025 pontos.
O Inep aplicou a segunda etapa do exame, em dezembro de 2022, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Uberlândia (MG).
Quantas vezes uma pessoa pode fazer o Revalida?
Para participar do Revalida o candidato pode tentar quantas vezes quiser. Além disso, caso ele seja aprovado na primeira fase do Revalida e não passe na segunda ele pode se inscrever novamente só na segunda. A prova também realizada duas vezes ao ano, o que aumenta as chances de faze-la por anos.
Quem pode fazer o Revalida?
O Revalida pode ser feito por todos os médicos brasileiros ou estrangeiros formados em instituições estrangeiras e que residam no Brasil. De acordo com o portal no Inep, no último exame realizado 19 instituições Latino Americanas concentram 63,1% dos inscritos. Sendo elas da Bolívia, Paraguai, Cuba e Argentina.
Por fim, o Revalida é uma das provas mais conhecidas do país e de grande relevância nacional. Com ela o médico consegue a emissão do registro junto ao Conselho Federal de Medicina para atuar no país.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog do Revisamed.